Skip to main content

Desde o documentário “Golpista do Tinder”, o termo “estelionato sentimental” – usado pela primeira vez em uma decisão de um magistrado de Brasília – vem sendo mais discutido. Mas afinal, o que é estelionato sentimental?

Se você quer aprender mais sobre esse assunto que vem ganhando força, siga conosco até o final.

CONCEITO

Existem casos de casais em que, uma das partes, se aproveita da confiança estabelecida no relacionamento amoroso para aplicar golpes financeiros na outra. Essa ação recebe o nome de “estelionato sentimental”.

O estelionatário, uma pessoa sempre muito interessante, envolve a vítima com declarações, promessa de casamento, dentre outras artimanhas que mexem com o emocional de seu alvo, fazendo a pessoa acreditar que o relacionamento amoroso é verdadeiro.

Assim, após conseguir ludibriar a vítima, o criminoso se aproveita da fragilidade emocional dela para conseguir vantagens financeiras por meio de empréstimos e investimentos, jurando, falsamente, que irá devolver todo o dinheiro num futuro.

QUAL A PENA PARA QUEM COMETE ESTE CRIME?

Nos casos de estelionato emocional, o criminoso engana a vítima, levando-a a acreditar em um falso relacionamento. Muitas vezes, inclusive, o farsante utiliza da prática de catfishing, fingindo ser alguém que não é, para conseguir obter a vantagem financeira que almeja.

Dessa forma, quem pratica esse delito incorre no art. 171 do código penal que, apesar de não trazer especificamente o termo “estelionato sentimental”, prevê que é estelionato o ato de  “obter para si ou para outrem vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”.

A pessoa que comete este crime pode ser condenada a uma pena de reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. Além disso, pode ser réu em ação de reparação civil, podendo ter que arcar com indenização por danos morais e materiais, aqui sim, os tribunais tem entendido que se caracteriza com assédio sentimental.  

CONCLUSÃO

Infelizmente, é muito importante tomar cuidado ao iniciar um relacionamento – principalmente se for virtual – com alguém que você ainda está conhecendo.  Conforme nos contou em entrevista para o Canal Notícias do Ribeiro, Dra Ayme Garcia, “fique atento aos pedidos de ajuda financeira para não ser vítima de estelionato sentimental, não fale de questões financeiras, senhas, apenas de amor”.

Caso tenha sido vítima desse crime ou acha que possa estar passando por isso, junte todas as provas que conseguir (prints de conversas, comprovantes de depósitos, etc) e procure um bom advogado para te ajudar a resolver essa situação.

O que você achou desse artigo? Acompanhe e deixe seu comentário! Você também pode deixar uma avaliação no Google, dizendo o que achou do artigo.

Quer saber mais sobre algum tema do Direito Penal? Deixe também sua sugestão!

D. Ribeiro é Advogado Criminal na Capital – SP – Brasil, e possui também um canal no Youtube chamado Notícias do Ribeiro, para falar direto comigo basta clicar aqui 👉 https://wa.me/5511954771873

No Comments

Leave a Reply